O pneu estepe ou pneu step? A forma correta na língua portuguesa é estepe. Acessório que é lembrado apenas em emergências. Por isso, é fundamental realizar as manutenções periódicas dos automóveis, pois as concessionárias garantirão que o pneu reserva estará em boas condições para ser utilizado.
Neste artigo, 5 coisas que você precisa saber sobre pneu estepe para rodar com segurança.
1) Por lei, é obrigatório que todos os carros contenham o pneu de socorro. E as montadoras também são responsáveis por adicionar esse item na linha de produção. Existe apenas uma exceção. Carros que utilizam pneus run flat não precisam de estepe, pois mesmo se o pneu estiver furado, é possível rodar cerca de 80 quilômetros a uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora.
2) Você sabia que existem 4 tipos de estepe de pneus? De acordo com o veículo, as montadoras escolhem o modelo ideal de estepe:
Integral
Temporário murch
Temporário cheio
Run flat com kit de reparo
3) Pneu estepe tem validade! Mesmo que nunca utilizado, os estepes precisam ser trocados entre 5 e 6 anos após sua fabricação. Para encontrar a data de fabricação, você deve olhar a sigla DOT marcada na lateral do pneu. O ideal é que você, durante uma manutenção preventiva, converse com quem está prestando o serviço para que o estepe seja analisado para ver se ainda tem condições de uso. Nunca se esqueça de checar a validade, pois em uma emergência, você poderá ter uma surpresa com o pneu estepe rachado.
4) Andar com pneu careca ou em más condições é infração grave prevista no artigo 230 do CTB. Isso também vale para o pneu reserva. Se o seu pneu furou e você fez a troca por um estepe careca, cuidado, pois essa ação pode render uma multa e cinco pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Periodicamente, veja se existe a necessidade de calibrar o estepe. Mantenha-o sempre em boas condições e evite infrações desnecessárias.
5) Algo muito inconveniente são os roubos de pneus estepes. Existem algumas estratégias para aumentar a segurança contra os ladrões. Uma das alternativas é a trava antifurto, que funciona muito bem em diversos modelos de automóveis. Confira também a apólice do seu seguro, pois na maioria das vezes esse acessório não tem cobertura.
Se você já é cliente Firestone, ou pretende ser, saiba que um revendedor próximo a você poderá te auxiliar quando o assunto é pneu estepe. Se você precisa trocar o estepe ou até mesmo analisar as condições do atual, procure um revendedor Firestone e conte com a expertise dos profissionais para te ajudar com o que for necessário. Mantenha os acessórios do seu carro em ótimas condições e dirija com segurança.